terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Eu me declaro culpado.

Culpo-me por muito do que faço, mas agradeço imensamente a Deus por ter feito.
Alguns sentimentos são intrínsecos à nossa natureza, esse é o caso da culpa. E com séculos de Cristianismo nos impondo restrições, dela não nos livraremos nunca.
Nossa alma é uma engrenagem de sentimentos, é incrível como uns necessitam de outros. Nosso egoísmo natural, aquele que nos mantém vivos (comer é um ato egoísta, por exemplo) poderia ser amplificado chegando à “psicopatia” caso não sentíssemos a nossa culpa original, a natural. Faço questão de frisar que falo de natureza; não de cultura e/ou costumes, debater valores morais é coisa de gente burra. Vivemos em sociedade, regras devem ser seguidas e blá, blá, blá; mas querer chegar à respostas sobre o que é certo ou errado é coisa de desocupados ou alienados. Me diga uma coisa: quantas vezes você não se deu mal tomando a decisão correta? Acho que agora você está começando a me entender.
Bom, digressão à parte, quero voltar àquela culpa de que falava no início do texto. É mais que óbvio que nossas experiências moldam o que nos envergonharemos de sentir, tratando-se de religião, por exemplo, o sexo é o pico da enfermidade moral. Não é preciso ser um “Nelson Rodrigues” para entender que naturalmente o sexo é baixo, vil e extremamente necessário. Essa conversa de sexo apenas para reprodução eu deixo para os criadores de ovinos. Sou muito a favor dos ensinamentos bíblicos, mas desde que sejam interpretados como metáforas que são. Assim eles visam o nosso bem estar corporal e espiritual; não nos restringir de prazeres. O prazer é outro sentimento ligado à culpa: a mesma culpa que se tem após o gozo é a que se tem após devorar um doce bem calórico. Acredito que esse tipo de culpa é anexa ao nosso ser original, independente de experiências externas.
De certa forma, a culpa é um anjo que nos acompanha o tempo todo. A culpa original, não a que parafusaram em nossas consciências.

Um comentário:

  1. Parafraseando Homer Simpson: A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Foi mal, não resistí! Meu lado moleca hoje está exacerbado! Bjss meu pianista preferido..

    ResponderExcluir