terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Anjo


Eu, meu irmão e meus dois primos carregamos o caixão do nosso primo mais novo. Ele era o mais generoso, mais inteligente e mais humilde,
Se existisse justiça, ele seria o último dessa geração a partir, mas sabemos que não existe justiça, injustiça, sentido, falta de sentido, bem ou mau. Depois da criação, o nosso deus é o acaso.
Vinham ele e mais três amigo de uma festa de casamento, uma coxinha a mais a comer ou um abraço de despedida a mais antes de entrarem no carro poderia mudar todo o final da história.
Até mesmo uma garrafa de cerveja a mais, essa mesma que acabou com todo o juízo e todo o reflexo desse desgraçado* motorista, poderia mudar esse enredo. Não procuremos explicação, não há.
O que quero aqui é dizer que meu primo nos fará muita falta, e que sofro muito em dois níveis: o primeiro é pela ausência permanente de um cara tão divertido e bom, e o segundo é por ver todos os que amo sofrerem essa mesma dor.
Não foi à toa que vieram tantos amigos de muito longe pra prestar a última homenagem com seu corpo presente, uma pessoa perfeita inevitavelmente é muito amada.
Sei que minha família vai se unir e proteger ainda mais, assim sinto um alívio: a morte desse anjo não será em vão.

*Leiam a tréplica.


Tréplica:

Rafael, também pela dor que o Luiz André, que nem conheço - mas sei do amor que ele e o Léo tinham um pelo outro, que digo no texto a palavra "desgraçado". Foi exatamente por sentir que ele não terá mais paz que eu disse que ele foi um "desgraçado". Não tenho nada contra ninguém. Muito pelo contrário, fico feliz de meu primo ter amigos tão ligados. O Léo os amava, sei disso. Muito se fala nesse amor nas nossas reuniões familiares pós acidente. Se uma pessoa que daria a vida por alguém que morreu não é "desprovido de graça", não mais sei quem seria. Pra você entender melhor: tenho certeza de que não há ninguém mais desprovida de graça do que minha tia Ruth nesse momento.


Lucas, não, não. Você me entendeu errado. Quando disse "desgraçado" quis dizer "infeliz", "desprovido de graça naquele instante", você não sabe, mas por conta de pré julgamentos de algumas pessoas defendi muito vcs três que estavam no carro. Ninguém é culpado. Releia e leve ao pé da letra o que escrevi e saiba que não estou com raiva. Só triste.

Adeus, primo.

9 comentários:

  1. Linda Homenagem Rodrigo... Que Deus conforte o coração de todos Vcs....

    ResponderExcluir
  2. Dizer o que? Nada. Nessa hora as palavras no máximo são como brisas leves.

    Um grande e forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Samantha Veronez Gonçalves3 de fevereiro de 2011 às 11:29

    Linda homenagem. Eu era bixete dele. Afilhada postiça como ele dizia (na FOP qndo entramos, temos um veterano q nos passa materiais, a quem chamamos de padrinho). Passei tantos momentos bons ao lado dele. Nao consigo acreditar que isso tenha acontecido. A dor é tanta. Nunca me esquecerei dele. Nunca. Uma pessoa sempre alegre, de bom coração, ajudava tanta gente. Me ensinou tanta coisa. Nao consigo acreditar.

    Um forte abraço, e mta força para tentar superar, amenizar a dor dessa perda.

    ResponderExcluir
  4. Gente que loucura.
    fiquei muito emocionada de ver tudo isto.
    Que voce descanse em Paz ao lado do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Marília Arnoni Carvalho Antonini4 de fevereiro de 2011 às 12:58

    Bela homenagem! O Leo é meu melhor amigo da faculdade,não consigo pensar em alegria, sinceridade,amizade , responsabilidade, olhinho pequeno querendo ser grande, barba por fazer, voz calma e serena, parceiro pra tudo,puxando minha orelha na hora certa, apaixonado pela vida,pessoas ao seu redor e principalmente pela família! Não há palavras que descrevam essa partida tão rápida , um dor absurda,entretanto, o que me consola é poder dizer que tive a benção de te-lo como melhor amigo, os bons momentos que passamos, e especialmente tudo o que aprendi com ele! ficará pra sempre...e tenho certeza que um dia vamos nos encontrar e ele estará lá como sempre, de braços abertos e sorrindo!! aii,leo...que saudade!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria apenas que pensasse mais e refletisse sobre a raiva que há no texto além do amor que escreve para o Leo. Gostava também muito dele, ele era como um irmão para mim, mas pelo texto você não soube muito bem sobre como foi o acidente... poderia se informar melhor antes de escrever e até mesmo xingar, como fez.

    Ele é alguém que faz mesmo muita falta, eu convivia diariamente com ele e falava com ele todo dia, morávamos juntos e ele também me considerava como um irmão.

    Muito bonito o texto mas reze e pense um pouco antes de atirar e xingar.

    ResponderExcluir
  7. No Natal, o Léo veio conversar comigo, pediu para que eu fizesse o repouso certo para meu bebê ficar bem! Ele falou: "Cris, vai passar rapinho, é por um ótimo motivo, o fillhinho do Henrique é muito especial, estou muito feliz por vcs, fiquem com Deus". Me deu um abraço e se foi...Essas palavras foram ditas da maneira mais doce possível, como um anjo diria. Para mim, ele é um anjo, e estará sempre por perto, olhando por nós!!!

    ResponderExcluir
  8. o texto vinha bem até certa parte... infeliz.. muito infeliz... principalmente por chamar de desgraçado uma pessoa que talvez nunca mais consiga durmir direito sabendo do que aconteceu... um "desgraçado" ou "desprovido de graça" como queira... que daria a vida dele pra trazer a do léo de volta devido a grande amizade e apreço que um tinha pelo outro... uma camaradagem de dar inveja inclusive à familiares e que terminou nessa tragédia que não cabe a mim a julgar pq acredito na providencia divina... não era amigo do Léo mas tenho vários amigos em comum a ele e tive a oportunidade de conviver com ele por um tempo... uma pessoa dificil de se encontrar no mundo de hoje, uma pessoa do bem, sem maldade nenhuma e sem inimigos... voltando a falar da parte boa do texto... possivelmente um anjo que cumpriu o seu papel aqui e voltou pro lugar que é dele de direito que é ao lado de Deus... que descanse em paz e aguarde agente na eternidade... e que lá de cima conforte o tal do "desgraçado" que também sofre muito com a ausencia de seu grande amigo!!

    ResponderExcluir
  9. Agora entendi, desculpas pelo mal entendido...

    ResponderExcluir