quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ecos...

Acho "engraçada" a imponência com a qual alguns tratam o fato de lerem "em série".
"Devem pensar muito pouco para lerem tanto" - dizia Schopenhauer sobre esses leitores desalmados. É como um bebê sendo amamentado pelo mesmo bife (não digerido) com o qual sua mãe se alimentou.
Explico: Que hoje vivemos o tempo da informação ninguém discorda, mas informações não instruem ninguém se não forem "filtradas e digeridas", se não forem pensadas. Informação nada mais é que um meio para a instrução. Adoro quando "perco" um bom tempo lendo e, ao fechar o livro, percebo que não imagino do que falavam as tantas linhas "observadas". Bom, vou reler com certeza, mas é disso que estou falando: é preciso de paixão e concentração para absorver o melhor de uma obra. Se você está apenas desejando aumentar o seu número de livros lidos, vai é perder tempo e ganhar uma baita dor de cabeça.
Gosto de ler livros que se "conflitam", assim preciso pensar mais.
Cedo ou tarde você vai achar que, no fundo, os grandes pensadores (eruditos ou contemporâneos a você) acabam se entendendo. De duas uma: Ou você está conseguindo ver tudo com teus próprios olhos ou você ficou louco.
Eu gosto de ler um pouco e escrever alguns ensaios, claro que não os publicarei, mas saibam que escrevo. Essa fórmula tem dado certo, pelo menos pensando bastante eu estou. Não é novidade para seres pensante que pensar é anexo a sofrer, mas prefiro assim.
Boa leitura a todos que leem com paixão, e para os que leem por ler, boa dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário